Pesquisa

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Louvor,Ontem e Hoje

Em dois mil anos de cristianismo, a igreja, provavelmente, nunca cantou tanto como na segunda metade do século XX e no início deste século XXI. A quantidade de cânticos e hinos que se tem produzido, publicado, gravado e tocado em rádios e TVs certamente não encontra paralelo na história. Muitos advogam que este é o "tempo do louvor", que a missão primordial da igreja é a adoração a Deus, que o resumo da vida cristã é o culto celebrativo, é a louvação ao Senhor.



Creio que há um equívoco nesta afirmação, pois biblicamente não encontramos base para afirmar que a missão principal da igreja é a adoração. Como a missão da igreja é uma extensão de missão de Jesus (cf. Jo 20.21b ) logo, a tarefa da igreja é direcionada também à evangelização, ao ensino e à ação social (cf. Mt 4.23; 9.35; 14.16; 28.19,20; Mc 1.14,21,34; Lc 4.15,18,19,44; 7.21,22 etc.). Foi isto, basicamente, o que Jesus fez durante seu ministério.

O louvor é também uma tarefa da igreja, que vem desde os dias do Antigo Testamento. A igreja primitiva prestava culto ao Senhor. Paulo, por exemplo, recomenda aos irmãos que louvem a Deus por meio de "salmos, hinos e cânticos espirituais" (Cl 3.16). Jesus louvou o Pai. Entretanto, não podemos partir para um exclusivismo a ponto de reduzir a missão da igreja à área de adoração.


Acredito que uma das razões de muitas igrejas hoje tornarem o louvor sua mais importante atuação resida no fato de que, para cumprir as outras tarefas (evangelização, ensino, ação social), é necessário ter desprendimento e disposição para trabalhar em favor do outro. Estas partes da missão da igreja nos fazem sair do imobilismo e vencer o individualismo, ao passo que a adoração - principalmente a que temos atualmente - favorece a perspectiva individualista da sociedade corrente, pois sendo o louvor algo entre o adorador e Deus, o maior "abençoado" é o próprio cultuante. Nas outras áreas da missão da igreja, o principal abençoado é sempre o outro, o que combina perfeitamente com toda a ética de Jesus e a sua missão (Mt 22.39; Jo 13.34,35).

Além disso, a igreja canta muito atualmente, como já foi dito, mas talvez ela nunca tenha cantado tão mal em toda sua história. Do ponto de vista tecnológico, da variedade de instrumentos e de ritmos, houve um crescimento e um enriquecimento monumental. Isto é ótimo. Do ponto de vista da qualidade poética e mesmo musical, não se pode afirmar o mesmo. Há hinos e cânticos maravilhosos, com poesia bíblica, ensino e qualidade musical excelentes. Mas, a maioria (creio eu), são cânticos de pobre qualidade musical e teológica, quando não, biblicamente errados.

4 comentários:

  1. Belo texto Bruno!
    Tem toda a razão sobre essa frenética e desenfreada busca por músicas que chamem a atenção e atraem shows ao invés de atrair o que deveria ser o verdadeiro receptor: Deus.
    Desde pouco tempo atrás vemos somente músicas que exaltam o homem somente preenchendo seu ego, chamadas triunfalistas e totalmente pobres e secas de teologia e o principal bíblia!
    Como diria o nobre Pr. Simoni: "Hoje já não se conhece músicas que têm bíblia no foco!"
    Isso é muito triste, saber que vamos desenfreadamente descendo morro abaixo nos escrúpulos e negando cada vez mais o louvor á Ele que é o único digno de louvor!

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão Allison Bruno,

    A Paz do Senhor!

    Primeiramente, gostaria de dizer que é um prazer receber o seu e-mail e, poder responde-lo.

    Quanto ao pastor Simoni, desde pequeno ouço falar nele aqui na capital e sei que é uma beñção! Os irmãos de Nova Lima até hoje sentem falta dele.

    Em relação ao seu blog, parabéns e continue fazendo dele uma ferramenta apologetica.

    Deus continue a vos iluminar.
    Em Cristo,

    Pr. Sylas
    Assembléia de Deus - BH
    http://sylasneves.blogspot.com/

    Obs. Quando puder, veja os meus videos no YOUTUBE.

    http://www.youtube.com/user/sylasneves

    ResponderExcluir
  3. Estêvão,lhe agradeço muito por seus comentários,tem sido muito edificante para mim, Obrigado!! Paz...

    ResponderExcluir
  4. Sylas,que bom que gostou do meu blog,Lhe agradeço pela sua visita!!!
    volte sempre... Paz

    ResponderExcluir