Pesquisa

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Um vazio do tamanho de Deus

Cada vez mais encontramos pessoas insatisfeitas com a vida, ansiosas, deprimidas, sempre querendo mais e buscando algo que nem mesmo elas próprias sabem precisamente o que é.


É um vazio que sentem em seu ser, e que se busca soluções das mais diversas formas e lugares, porém sem sucesso.


Alguns procuram solucionar este vazio em consultórios psiquiátricos, buscando conhecer e entender a si mesmos, mas numa busca em vão, pois somente Deus nos conhece totalmente (1Cr 28.9; Pv 20.27). Alguns tentam controlar seus anseios com calmantes, ou em técnicas místicas ou ocultistas, como meditação, ioga, etc. Outros pensam que irão se satisfazer com o consumismo, o que pode até ocorrer momentaneamente. Mas quando a sua perspectiva de felicidade é voltada para este alvo, a alegria rapidamente se esvanecerá. Há pessoas que procuram se completar nas bebidas, ou se afundando nas drogas. Outras vivem fofocando, se preocupando com a vida alheia, buscando nas falhas de outros uma maneira de sentir-se superiores. Portanto, estas são algumas de várias outras alternativas que jamais saciarão um coração angustiado e jamais tornarão uma vida plena.


A única solução para o vazio na vida é JESUS CRISTO. Somente Ele pode nos trazer a paz estável e imensurável e a alegria firme de Sua presença. Quando conhecemos o amor de Jesus, o poder de Seu Espírito nos torna plenos e fortalecidos (Ef 3.16,19).


O Senhor Jesus disse em Mt 11.28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Somente nos entregando por inteiro a Jesus é que teremos paz e descanso. Se entregar a Jesus é confiar nEle, reconhecer nossos pecados, abandonar os caminhos tortos, é segui-Lo deixando para trás tudo aquilo que O entristece, tudo aquilo que macula nossa vida. Isto não quer dizer que seja o fim de todos os problemas, afinal de contas estamos em um mundo corrompido e ímpio, e aqui neste mundo não há um ser humano que esteja isento de problemas. Todavia, quando submetemos a direção de nossa vida a Ele, Ele nos liberta das pressões do mundo, nos dá força para suportar as aflições. A Sua presença nos mantém de pé, nos fortalece, e ainda que em meio às inquietações, podemos sentir paz, sentir alegria por saber que mesmo nas lutas, Ele está conosco, nos ajudando e nos guiando.


Em seguida, no versículo 29 e 30 de Mateus, Jesus continua: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”


A definição de “jugo” no comentário da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (CPAD), “é um pesado arreio de madeira que se coloca sobre as espáduas de um ou mais bois com a finalidade de puxar o equipamento.” E segundo o Comentário Bíblico NVI (Editora Vida), “o jugo era um símbolo comum de submissão e serviço”. Mas quando deixamos Jesus conduzir nossas vidas, Ele nos alivia, e assim, conseguimos seguir em frente com regozijo e com nossa alma descansada.


O Senhor disse no referido versículo: Aprendei de mim. O que aprendemos dele? A ser mansos e humildes de coração. Há pessoas que buscam alegria em coisas luxuosas, seja por se mostrar, seja por um desejo de competição, como uma forma de não se sentir inferior. Não que seja completamente errado buscarmos ser prósperos ou adquirir algo necessário a nós. Mas buscar completar-se através de coisas materiais, certamente resultará em decepção e fracasso ao nosso espírito. Jesus nos mostra que sermos mansos e humildes, assim como Ele, é o caminho para encontrarmos o descanso para nossas almas.


Uma vida que não seja alicerçada em Deus, jamais se contentará com algo, por mais valioso que possa parecer aos olhos do mundo. Nada é mais precioso do que a presença e o amor de Jesus. Amor tão grande que Ele deu Sua própria vida para nos salvar.


A busca pela satisfação através de outros caminhos que não seja Jesus, está inteiramente em discordância com a Palavra de Deus. Não há outro caminho para alcançarmos a plenitude que tanto se busca na atualidade por caminhos perigosos e danosos para nossa vida.


Centralize sua vida nEle, deleita-te nEle, busque conhecê-lO cada dia mais, e encontrarás mais do que espera. Ele tem muito mais para nós do que podemos imaginar (Ef 3.20). Nem nós mesmos, nem homem algum, é capaz de cuidar de nós melhor que Jesus. Ele se fez homem, derramou seu sangue na cruz por todos nós e ressuscitou. Se crermos em Sua obra redentora na cruz, permitindo que Ele tenha o controle integral da nossa vida, seguramente seremos novas criaturas (2 Co 5.17), realizados, sábios, vitoriosos, e teremos o bem mais precioso que Jesus nos deu, uma morada eterna face a face com Ele.


“Entrega o seu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará.” Sl 37.5



por: SILENE MARQUES

Um comentário:

  1. Ficou lindo!!
    Obra prima!!Isso deveria ser exposto nos palcos(ops,púlpitos) cristãos!!
    Com uns textos como esses se ouvesse toque do Espírito Santo realmente quem reconhecece Jesus como seu Senhor e Salvador o reconheceria sabendo quem ele realmente é!
    Soli deo Gloria!!

    ResponderExcluir